quarta-feira, 26 de junho de 2013

Arte, linguagem e conhecimento


Inúmeras são as formas de comunicação com as quais o ser humano de todos os povos, países e culturas registram a sua passagem por este planeta.Partimos da afirmação de que toda produção artística nasce da história e faz parte do dia a dia das pessoas que vivem ou viveram essa história.Se toda criação,está carregada de sentimentos e pensamentos de uma época,isso nos proporciona a possibilidade de conecermos mais lugares e tempos sem nunca termos visitado esses locais.

Essa produção do ser humano chega até nós como um presente da história. E, quando a apreciamos, é como se visitássemos o passado, pois as manifestações artísticas das diferentes épocas nos revelam como as pessoas viveram e pensaram. A arte vem sendo produzida pelo ser humano desde que ele, pela primeira vez, realizou um registro gráfico em sua caverna, emitiu um som ou um gesto e a ele atribuiu significado.

O ser humano é um ser simbólico: somos seres simbólicos, isso faz com que sejamos capazes de inventar e criar símbolos, ordenado e interpretando o mundo por meio de sistemas de representação, para objetivar nossos pensamentos e sentimentos, com o intuito de compreender o que se passa no mundo. Somos seres simbólicos e a arte, patrimônio cultural da humanidade.

Através da arte, temos acesso aos sentimentos e aos pensamentos das comunidades de qualquer época, povo, cultura ou país. Produzindo arte nos conhecemos melhor, adquirimos conhecimento histórico e a apreciação artística.A arte deve ser entendida como conhecimento e linguagem. A arte é e traz conhecimento como diz Ivani Gualda.

“[...] O conhecimento implica em sentir, pensar, fazer, construir, compreender, comparar, relacionar, selecionar, simbolizar... Ora, na Arte estão presentes todos estes aspectos: sentimento, razão, produção, comparação, seleção, construção, simbolização, representação de mundo, expressão, comunicação. Assim, podemos afirmar, com toda segurança: Arte é conhecimento.[...]”

A arte é e traz conhecimento, aquele que é específico das linguagens artísticas ( o estudo das cores, das formas, dos tamanhos, das proporções, das relações, da perspectiva, do som, do ritmo, da melodia, da harmonia, da comunicação, dos registros musicais, do gesto expressivo, da cenografia, da sonoplastia, da coreografia, da construção de personagens, etc) assim como conhecimentos de história, geografia, sociologia, filosofia, religião, política, psicologia, antropologia, arqueologia, enfim, tudo o que faz parte do contexto em que a obra é criada,seja ela concreta, abstrata...

Em Didática do Ensino da Arte, Miriam Martins afirma que arte é linguagem uma vez que o homem criou invenções para se expressar, usando sistemas simbólicos.

“[...] Como seres simbólicos, nossa autocriação e transformação cultural nos desenvolveram como seres de linguagem. Nós, humanos, somos capazes de conceber e manejar linguagens que nos permitem ordenar o mundo e dar-lhe sentido[...].

[...] há um percurso de invenções que o homem efetuou e vem efetuando por meio de sistemas de representação do mundo, sistemas simbólicos, ou seja, linguagens.”

A arte é linguagem por tratar-se de um sistema de representação que utiliza principalmente signos não-verbais ( cor, luz, sombra, forma, som, silêncio, gesto, movimento, etc.) com os quais o artista, com alguma intenção compõe uma obra, atribuindo significados a esses elementos. Se arte é linguagem, pressupõe leitura, e é nessa decodificação, na fruição estética, que o apreciador torna-se quase um co-autor, pois retira/empresta à obra significações tantas quantas forem sua capacidade de leitura e história de vida. Cresce em conhecimento de si mesmo, de mundo e de humanidade.

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